Matérias
Cultura e Entretenimento

UFRJ concede título de doutor honoris causa ao cantor Gilberto Gil

Conselho Universitário da UFRJ aprova honraria em reconhecimento à contribuição artística e engajamento humanitário do músico.

Escrito por
Redação
February 9, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou por unanimidade a concessão do título de doutor honoris causa ao renomado cantor e compositor Gilberto Gil. A indicação, feita pela Congregação da Escola de Música e pelo Conselho do Centro de Letras e Artes da instituição, foi confirmada na quinta-feira (8).

De acordo com a UFRJ, a decisão de conceder o título a Gil foi embasada em sua significativa contribuição para a sociedade brasileira não apenas como artista, mas também como um defensor incansável de diversas causas humanitárias ao longo de sua carreira.

Leia Também

Essa homenagem da UFRJ se soma à decisão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que também escolheu Gilberto Gil para receber o título de doutor honoris causa.

Nascido em Salvador em junho de 1942, Gilberto Gil é reconhecido como um dos ícones da Tropicália, movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 60. Além de sua vasta contribuição musical, Gil foi ministro da Cultura do Brasil entre os anos de 2003 e 2008.

Sua importância para a cultura brasileira foi ainda mais reconhecida quando foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em novembro de 2021, tendo tomado posse como imortal em abril do ano seguinte.

A entrega do título de doutor honoris causa pela UFRJ está prevista para acontecer em abril, em uma cerimônia que certamente marcará mais um momento significativo na trajetória desse ícone da música brasileira.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas