Matérias
Cultura e Entretenimento

Sepultura anuncia fim da banda após 40 anos de carreira

A banda fará uma turnê de despedida com 40 shows ao redor do mundo

Escrito por
Letícia Misna
December 8, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

“O Sepultura vai parar. Vai morrer”. Assim começa o anúncio sobre o fim da banda brasileira Sepultura, feito nesta sexta (8), através das redes sociais. O grupo, um dos maiores de heavy metal do mundo, encerra suas atividades após 40 anos de existência.

NASCIMENTO

O Sepultura nasceu em 1984, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Sua primeira formação contava com os “irmãos Cavalera”, Igor (bateria) e Max (guitarra), além de Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz).

Durante os anos, integrantes saíram e outros entraram. A formação atual conta com Andreas Kisser (guitarra), Derrick Green (vocais) e Eloy Casagrande (bateria). Paulo Jr., ainda na função de baixista, é o único membro da formação original que permaneceu durante os anos.

O nome da banda é inspirado em uma música da banda inglesa Motörhead, "Dancing on Your Grave".

MORTE

No anúncio, a banda destacou que estão fazendo uma “eutanásia, o direito a morte digna”, ou seja: o direito de escolha de ser livre quando se nasce e quando se morre.

Estamos felizes e muito agradecidos com tudo que aconteceu na nossa história, fizemos grandes álbuns e shows, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, ajudamos a colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, agora, deixamos a cena com o sentimento de dever cumprido”.

DESCANSEM EM PAZ

Ou nem tanto.

Para celebrar o fim, o Sepultura realizará uma turnê em 2024, ano em que completam os 40 anos, com 40 shows ao redor do mundo. No Brasil, a tour começa em março, em Belo Horizonte, onde tudo, literalmente, começou.

  • 1 de março – Belo Horizonte (MG)
  • 2 de março – Juiz de Fora (MG)
  • 9 de março – Brasília (DF)
  • 15 de março – Uberlândia (MG)
  • 21 de março – Porto Alegre (RS)
  • 22 de março – Curitiba (PR)
  • 23 de março – Florianópolis (SC)
  • 6 de setembro – São Paulo (SP)

Os ingressos para o Brasil estarão disponíveis a partir de segunda-feira (11), no site da Eventim. Para os demais países da América Latina a venda já está aberta – e na Europa, a partir de quarta-feira (13).

A turnê de despedida vai virar, ainda, um disco ao vivo com 40 músicas.

Leia o comunicado completo traduzido:

“O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada.

Nos próximos 18 meses, vamos celebrar 40 anos junto aos nossos fãs em uma tour de despedida que vai passar por todo o planeta.

Celebrar acima de tudo o presente, o hoje. Um momento muito especial na nossa rica e vitoriosa carreira.

Depois de 40 anos de altos e baixos, 80 países visitados de diferentes culturas, de diferentes visões políticas e religiosas, levando as cores e ritmos brasileiros para o mundo, mostrando um Brasil mais realista e menos caricato, mais pesado e agressivo.

Depois de lançar o ‘Quadra’, um dos melhores álbuns da nossa história. Sobreviver a uma indesejável e insana pandemia através da ‘SepulQuarta’, uma experiência maravilhosa que virou um álbum e que nos manteve unidos e fortes seguindo em frente. Depois de mudanças e aprendizados, nós vamos parar.

A tour de 40 anos está sendo gravada e vai virar um disco ao vivo de 40 músicas registradas em 40 cidades diferentes num momento em que estamos com a mais elevada energia no palco. União e conexão total.

Estamos felizes e muito agradecidos com tudo que aconteceu na nossa história, fizemos grandes álbuns e shows, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, ajudamos a colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, agora, deixamos a cena com o sentimento de dever cumprido.

Temos os melhores fãs do mundo, que nos apoiam com elogios e críticas, que são exigentes e inteligentes, que evoluem junto com a banda, são sempre leais e amam verdadeiramente o Sepultura. Sem vocês nada disso seria possível. Este álbum e esta tour são para a SepulNation, nós amamos vocês!

Eutanásia, o direito a morte digna. Direito de escolha de ser livre quando se nasce e quando se morre!”

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas