Matérias
Política

Saiba quem são os supostos autores do áudio com voz de David Almeida

Três empresas de publicidade estão na mira das investigações

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 9, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Pelo menos três empresas de publicidade, dois advogados e um designer, além de um ex-assessor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)  estão envolvidos no caso do deepfake (áudio falso feito por ferramentas de inteligência artificial) que circulou em dezembro de 2023, imitando a voz do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) onde atacava os professores da rede municipal.

Apesar da Polícia Federal não informar quem são os autores do crime, o delegado Rafael Grummt, que coordenou a Operação Nirmata, deflagrada nesta sexta-feira (9), ao ser questionado pela imprensa, indiretamente, afirmou que as empresas “Sacada Produções”, “Praia Produções” e a “OPP (O Primeiro Portal)” estão na mira das investigações.

“Eu não posso dar maiores detalhes por conta da lei de abuso de autoridade, mas são três empresas de publicidade que estão vinculadas, uma efetivamente você comentou, só que não posso especificar quais são, mas uma faz parte”, disse Grummt.

Leia Também

Alicerces da Operação Nirmata: entenda, ponto a ponto, o que se sabe, até o momento:

  • A ação que busca identificar os autores envolvidos na criação do áudio foi batizada pela PF como “Operação Nirmata”. O nome é uma alusão ao “Criador” - nome do desenvolvedor da I.A;
  • Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos; nenhuma prisão foi realizada;
  • O áudio falso atribuído ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), segundo a PF foi criado de forma profissional, por um designer, em uma das empresas de publicidade citadas anteriormente;
  • As informações preliminares apontam, ainda, que a ação “tem vínculo eleitoral”;
  • Um ex-assessor da Assembleia Legislativa (Aleam) foi responsável pelo compartilhamento do áudio. Ainda não se sabe se ele fez parte da estrutura de criação com intuito de prejudicar a imagem de David Almeida;
  • Enquanto a Operação acontecia, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) voltou a pronunciar-se sobre o caso e parabenizou a investigação. Em nota, chegou a afirmar que as eleições não podem “ser contaminadas”.

EMPRESAS ENVOLVIDAS

Segundo dados da Receita Federal, a Sacada Publicidade LTDA pertence ao publicitário Sebastião de Freitas Noronha, conhecido como Sabá Noronha, e tem como sócio Pedro Guerra Noronha de Freitas. De acordo com informações, o empresário foi visto hoje (9) na sede da Polícia Federal do Amazonas, para prestar depoimento.

A empresa Praia Produções pertence ao empresário Fabrício Pereira Menezes e tem capital social de R$ 900 mil. Já a OPP é de Eilem Mara dos Santos Noronha e tem capital social de R$ 20 mil. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas