Matérias
Economia

Previsão de crescimento do PIB do Brasil em 2023 é revisada para 2,9% pela S&P Global Ratings

Força na produção agrícola e estímulos fiscais impulsionam previsão de crescimento econômico

Escrito por
Thiago Freire
September 27, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A S&P Global Ratings revisou suas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e agora estima um crescimento de 2,9% para o ano de 2023. Essa revisão representa um aumento significativo em relação à previsão anterior, que apontava um crescimento de 1,7%.

Os principais fatores por trás desse aumento na previsão de crescimento econômico incluem a força da produção agrícola no país, impulsionada por safras robustas, e o impacto positivo de medidas de estímulo fiscal que têm aumentado os gastos das famílias brasileiras.

No entanto, a agência de classificação de risco também fez uma revisão para os anos seguintes. Para 2024, a estimativa de crescimento foi reduzida de 1,5% para 1,2%. Essa revisão para baixo reflete a expectativa de que esses fatores que impulsionaram o crescimento em 2023 podem arrefecer nos próximos anos.

Para os anos posteriores, a S&P Global Ratings projeta um crescimento de 1,8% em 2025 e de 2,0% em 2026.

Além das projeções de crescimento econômico, a instituição também prevê que o Banco Central irá realizar cortes na taxa básica de juros, a Selic. Atualmente em 12,75%, a Selic deve ser reduzida para 12,25% até o final deste ano. Posteriormente, a expectativa é de que a Selic seja reduzida para 9% até o final de 2024 e se mantenha nesse nível pelo menos até 2026.

Essas revisões nas projeções econômicas refletem a dinâmica em constante mudança da economia brasileira e o impacto de fatores internos e externos sobre o país.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas