Matérias
Saúde e Bem Estar

Plataformas de dados de vacinação serão padronizadas pelo PNI

A ideia é que todas as plataformas sejam vinculadas a Rede Nacional de Dados em Saúde (RDS) para facilitar o controle de imunização

Escrito por
Lucas Albarado
September 25, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem um novo desafio pela frente, padronizar as plataformas que coletam dados do esquema vacinal em todo o país, e isso é o que planeja Eder Gatti, diretor do PNI. 

Criado em 1973 pelo Ministério da Saúde, o PNI passou por diversos métodos de preenchimento de dados, e com o passar do tempo, cada estado, e até município, passou a criar seu próprio sistema para controle da população vacinada, o que ocasiona perda de informação e dados muitas vezes desatualizados. 

Para Eder, os sistemas devem alimentar diretamente a Rede Nacional de Dados em Saúde (RDS). A ideia é que as informações também sejam destinadas ao Conecte-SUS, para acesso da população. O aplicativo foi fundamental para controle da vacinação, comprovantes de vacina e divulgação de informações durante a Pandemia de Covid-19.

“Funcionou muito bem (Conecte-SUS) para a Covid e agora nós estamos expandindo para a rotina. Então, temos uma série de ações no sentido de organizar os sistemas de informação para dar maior qualidade e melhor controle das ações do programa de imunização e uma maior vigilância das coberturas vacinais”, disse Eder Gatti.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas