Matérias
Cultura e Entretenimento

Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos

O ator se juntou à saga apenas no terceiro filme, no lugar de Richard Harris, que faleceu em 2002

Escrito por
Letícia Misna
September 28, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Nesta quinta-feira (28), faleceu aos 82 anos Michael Gambon, conhecido por interpretar Dumbledore, na saga Harry Potter. O ator estava internado no hospital com um quadro grave de pneumonia.

A notícia foi confirmada por Clair Dobbs, porta-voz da família.

"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um agravamento da pneumonia. Nós pedimos respeito e privacidade nesse momento doloroso, e agradecemos pelas mensagens de apoio e amor”, disse em nota.

CARREIRA

Michael John Gambon nasceu na Irlanda, em 1940. Apaixonado pelo teatro, estreou no cinema nos anos 1980, participando de diversas obras desde então, mas sendo marcado por seu papel como o poderoso Dumbledore, diretor da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Gambon, no entanto, juntou-se à Harry Potter apenas em 2004, com “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, terceiro filme da saga. O ator entrou no lugar de Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros longas, mas faleceu em 2002.

Michael Gambon já foi indicado aos prêmios Emmy, Globo de Ouro, BAFTA e SAG. Anunciou sua aposentadoria em 2015, por apresentar quadros de perda de memória. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas