Matérias
Amazonas

Manaus em situação de emergência devido à estiagem

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou um decreto municipal declarando situação de emergência devido à forte estiagem do rio Negro, que atingiu níveis críticos

Escrito por
Thiago Freire
September 28, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Manaus, a capital do estado do Amazonas, está oficialmente em situação de emergência devido à forte estiagem do rio Negro. O decreto municipal foi assinado pelo prefeito David Almeida, ao lado do vice e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, em um ato realizado no Cooperação da Cidade (CCC), localizado na zona Centro-Sul da cidade.

Nos últimos 13 dias, o rio Negro registrou um recuo diário de mais de 30 centímetros, de acordo com dados do Porto de Manaus. Na manhã desta quinta-feira (28), o rio atingiu a cota de 16,11 metros, ficando apenas 2,48 metros acima da maior seca já registrada, que ocorreu em outubro de 2010. Essa vazante está causando diversos prejuízos às áreas ribeirinhas e rurais da cidade.

O prefeito David Almeida anunciou que já estão programadas ações para auxiliar as comunidades afetadas. Uma das medidas imediatas é a entrega de 60 botes com motores para essas comunidades. Além disso, a prefeitura planeja perfurar aproximadamente 30 poços artesianos para fornecer água às comunidades, tornando essa infraestrutura permanente, independentemente da estiagem.

Outra necessidade urgente é o fornecimento de alimentos, e a prefeitura planeja distribuir alimentos arrecadados no movimento #SouManaus nos próximos dias.

O decreto de situação de emergência terá validade de 90 dias e será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) ainda nesta quinta-feira. A medida visa mobilizar recursos e esforços para enfrentar os impactos da estiagem no município de Manaus.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas