Matérias
Amazonas

Forte fumaça encobre Manaus e afeta qualidade do ar

Queimadas na região do Amazonas causam problemas de saúde e afetam a qualidade do ar na capital

Escrito por
Thiago Freire
September 28, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Na noite desta quarta-feira (27), os efeitos das constantes queimadas na região do Amazonas mais uma vez trouxeram prejuízos à população de Manaus. Uma densa cortina de fumaça cobriu a capital amazonense, afetando diferentes zonas da cidade.

Até o momento, as autoridades não divulgaram a origem exata da fumaça, que se intensificou por volta das 21h30. Nas redes sociais, internautas registraram o acontecimento, compartilhando imagens e vídeos do fenômeno.

Segundo informações do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), a qualidade do ar na capital amazonense está classificada como "Muito Ruim" na maior parte da cidade. Em algumas áreas, como a zona Sul e o Centro de Manaus, os indicadores classificam a qualidade do ar como "Péssimo".

A principal hipótese é que a fumaça esteja relacionada a um incêndio de grande proporção em uma área de vegetação nativa no Distrito de Cacau Pirêra, localizado no município de Iranduba, a cerca de 37 quilômetros da capital.

Desde as primeiras horas da manhã, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está mobilizado para combater as chamas nessa região. As queimadas na região do Amazonas têm sido uma preocupação recorrente devido aos impactos na saúde da população e na qualidade do ar, além de seus efeitos nocivos ao meio ambiente. Autoridades locais continuam investigando a origem do incêndio e monitorando a situação.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas