Matérias
Amazonas

Aneel pede extinção de contrato da Amazonas Energia

Medida é tomada após Amazonas Energia tentar transferir o controle societário

Escrito por
Júlia Barroso
November 22, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez um pedido, nesta terça-feira (21), para encerrar o contrato da  empresa Amazonas Energia, encaminhado ao Ministério de Minas e Energia (MME) após a rejeição de um pedido feito pela distribuidora em transferir o controle societário.

O desfecho aconteceu durante reunião pública ordinária da diretoria da Aneel depois que a distribuidora de energia elétrica tentou transferir o controle societário para a Green Energy Soluções em Energia, uma empresa de origem israelense.

O órgão fiscalizador já tinha autuado a Amazonas Energia em setembro de 2022 através do Termo de Intimidação nº4/2022, devido ao não cumprimento de cláusulas contratuais que  demonstravam a incapacidade da empresa em administrar os recursos financeiros oriundos da concessão. O termo ressalta, entre alguns pontos, o alto endividamento da empresa e a geração constante de caixa negativa.

Uma das soluções apresentadas pela Aneel à distribuidora foi a transferência de controle societário, porém, a empresa sugerida pela Amazonas Energia, Green Energy Soluções em Energia, não demonstrava condições técnicas e financeiras de assumir a concessão. Agora, o pedido segue para a esfera federal.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas