Matérias
Ciência e Tecnologia

Anatel anuncia plano de melhorias para resolver problemas de sinal de celular em municípios

A Anatel planeja divulgar medidas para melhorar a qualidade dos serviços de telefonia e internet em municípios com problemas de sinal de celular

Escrito por
Thiago Freire
August 29, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que nos próximos semanas divulgará um plano de melhorias para municípios que enfrentam problemas de sinal de celular. O anúncio foi feito durante uma audiência promovida pelas Comissões de Comunicação e Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, em resposta às críticas dos parlamentares sobre falhas nos serviços e pedidos de suspensão de vendas.

O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, explicou que a agência está analisando critérios para identificar os municípios que enfrentam problemas de sinal de celular. A agência tem acompanhado as reclamações dos consumidores por meio da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, além de medições técnicas. Borges destacou que houve uma queda de 23% no número de reclamações e que as medições técnicas estão disponíveis publicamente no site da Anatel.

Entre as melhorias citadas, está o desenvolvimento de selos de qualidade para as prestadoras de telecomunicações. Esses selos servirão como uma forma de traduzir a qualidade do serviço de forma mais compreensível para os consumidores, evitando a necessidade de análise de aspectos técnicos complexos. Esses selos devem ser apresentados no próximo ano.

A Anatel também mencionou o compromisso de cobertura estabelecido pelo Edital de 5G para resolver a falta de sinal móvel em diversas localidades do país. Além disso, foi destacado que o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) teve suas condições de uso estabelecidas recentemente, com a liberação de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Medidas adicionais de melhoria serão anunciadas nesta semana. As ações visam aprimorar a qualidade dos serviços de telefonia e internet e atender às necessidades dos consumidores.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas