Matérias
Amazonas

Amazonas inicia projetos de desenvolvimento turístico na região metropolitana de Manaus

Sedurb e Amazonastur lançam plano de trabalho para criar projetos de desenvolvimento turístico na Região Metropolitana de Manaus

Escrito por
Thiago Freire
September 19, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) iniciaram um plano de trabalho visando impulsionar o desenvolvimento dos municípios com potencial turístico na Região Metropolitana de Manaus, no Amazonas. Os projetos resultantes desse esforço serão apresentados ao Ministério do Turismo, com a expectativa de integrá-los ao Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

Entre as propostas prioritárias está a criação do "Peixódromo", um Centro de Convenções em Novo Airão, cidade conhecida por sua beleza natural e pelo Ecofestival do Peixe-Boi, um evento que combina teatro, dança e música. O objetivo é estabelecer um espaço que atraia turistas e seja capaz de receber eventos, como o tradicional Ecofestival do Peixe-Boi.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, enfatizou a importância dessa parceria com a Sedurb para tornar o turismo uma das principais fontes de desenvolvimento econômico no estado, como determinado pelo governador Wilson Lima.

A reunião para a elaboração dos projetos ocorreu após um encontro entre representantes dos dois órgãos e o ministro do Turismo, Celso Sabino, na semana anterior, onde as equipes foram montadas para planejar os projetos.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, ressaltou a importância da organização urbana para fortalecer o turismo nas cidades. Ele destacou que Novo Airão servirá como modelo para a organização urbana e desenvolvimento do turismo na região.

Além do Centro de Convenções em Novo Airão, outro projeto está sendo solicitado ao Governo Federal: a modernização dos aeródromos de Maués, Apuí, São Gabriel da Cachoeira, Borba e Novo Aripuanã. Essa medida visa melhorar a acessibilidade e a conectividade nas cidades do interior.

Também foi discutida a expansão do Programa Brilha Amazonas, que promove a sustentabilidade em comunidades dependentes do turismo por meio da distribuição de painéis solares. O governo busca ampliar essa iniciativa para mais comunidades.

Esses esforços visam fortalecer o turismo e a economia do Amazonas, contribuindo para o desenvolvimento da região metropolitana e, posteriormente, de outras áreas do interior do estado.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas