Matérias
Amazonas

Amazonas acumula 18 acidentes aéreos com fatalidade em dez anos

Ocorrência que vitimou 14 pessoas em Barcelos foi a segunda no estado neste ano, evento que não acontecia desde 2020

Escrito por
September 22, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

O acidente aéreo que vitimou 14 pessoas em Barcelos, no último dia 16 de setembro, foi a 18ª ocorrência dessa natureza com vítima fatal no Amazonas desde 2013, de acordo com informações do Painel Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Em todo o Brasil, esse período acumulou 397 acidentes fatais.

No ano de 2023, foram 22 ocorrências de viagens aéreas com mortes no país, sendo duas delas no Amazonas. No dia 21 de fevereiro, o piloto que conduzia uma aeronave em Novo Aripuanã teve 80% do corpo queimado após queda e incêndio. Ele chegou a ser transferido para Manaus em estado de saúde grave, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Antes destes casos, o último acidente aéreo fatal no estado ocorreu em 2020, em Tefé, que vitimou o piloto e um passageiro. De acordo com relatório final de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), o condutor da aeronave não estava qualificado para a condução.

Segundo dados do Painel Sipaer, São Paulo lidera o ranking de acidentes aéreos fatais nos últimos 10 anos, com 71 registros. O estado também é o que acumula o maior número de mortes em viagens dessa natureza neste ano, com cinco registros.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas