Matérias
Ciência e Tecnologia

Amazon muda foguete para lançamento de protótipos de satélites Kuiper

Lançamento está previsto para 26 de setembro

Escrito por
Thiago Freire
August 8, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Amazon.com Inc planeja lançar seu primeiro par de protótipos de satélites no próximo mês, mas em um foguete diferente daquele inicialmente planejado, disse nesta segunda-feira um porta-voz da empresa, em mais uma troca de espaçonave para evitar atrasos no projeto.

A empresa lançará dois satélites, os primeiros do programa Kuiper, que tem o objetivo de oferecer internet mundialmente a partir do espaço. O porta-voz James Watkins disse que ela usará, para isso, o foguete Atlas V, da United Launch Alliance, uma joint venture Boeing-Lockheed. O lançamento está previsto para o dia 26 de setembro.

A Amazon anunciou no ano passado planos para lançar os satélites a bordo do novo foguete Vulcan, da ULA. Anteriormente, a ideia era utilizar foguetes da startup ABL Space, mas a Amazon decidiu trocar o fornecedor para evitar atrasos.

O projeto Kuiper é um dos vários projetos de internet por satélite em andamento, incluindo o Starlink da SpaceX e o OneWeb. A Amazon disse que espera ter 3.236 satélites em órbita até 2025.

O lançamento dos dois primeiros protótipos é um passo importante para o projeto Kuiper. Se tudo correr bem, a Amazon poderá começar a lançar satélites em massa em breve.

O lançamento dos dois primeiros protótipos também é um teste para a capacidade da Amazon de trabalhar com outros fornecedores. Se a empresa conseguir lançar os satélites no prazo e dentro do orçamento, isso será um sinal de que ela está preparada para lidar com o desafio de construir uma rede global de internet por satélite.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas