Matérias
Ciência e Tecnologia

Amazon, Meta, Microsoft e TomTom lançam projeto de mapeamento de código aberto para concorrer com Google e Apple

Overture Maps Foundation disponibiliza primeiro conjunto de dados de mapa aberto com mais de 59 milhões de locais

Escrito por
Thiago Freire
July 28, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

As gigantes Amazon, Meta (anteriormente conhecida como Facebook), Microsoft e a empresa de mapas TomTom se uniram para lançar um projeto inovador no setor de mapeamento digital. Criaram a Overture Maps Foundation, com o objetivo de disponibilizar um conjunto de dados de mapa aberto para desenvolvedores terceirizados, permitindo-lhes criar seus próprios produtos de navegação sem depender dos serviços oferecidos pelas outras grandes empresas de tecnologia.

Em 2021, a fundação foi formada pelas quatro empresas com a missão de oferecer uma alternativa livre e acessível aos mapas do Google e da Apple. Agora, foi divulgado o primeiro conjunto de dados abertos, contendo mais de 59 milhões de locais de interesse. Esses dados abertos são cruciais para que os desenvolvedores possam criar aplicativos de navegação personalizados e inovadores.

O conjunto de dados disponível no site da Overture Maps Foundation inclui informações sobre redes de transporte, limites administrativos e edifícios. Tais dados foram formatados de forma que os programadores possam "ingerir e usar os dados do mapa de maneira padrão e documentada". Além disso, eles são interoperáveis, o que significa que podem ser facilmente combinados e utilizados em diversas aplicações.

O diretor executivo da fundação, Marc Prioleau, anunciou que a Overture planeja estabelecer uma colaboração abrangente para construir e manter um banco de dados aberto e atualizado de locais de interesse (POIs). Essa iniciativa visa fornecer uma base sólida e confiável para os desenvolvedores, permitindo-lhes criar aplicativos de navegação de maneira mais fácil e econômica.

A disponibilização dos dados em código aberto também representa uma mudança significativa para os desenvolvedores, pois atualmente, o acesso à interface de programação de aplicação (API) do Google Maps requer pagamento, assim como a Apple cobra por aplicativos não nativos. Com o projeto da Overture Maps Foundation, a criação de aplicativos de navegação torna-se mais acessível e democrática para a comunidade de desenvolvedores.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas