Matérias
Brasil

Alerta em Maceió: afundamento do solo no bairro do Mutange chega a 1,99 m

A velocidade do afundamento é de 0,25 cm por hora, com um deslocamento vertical de 6 cm nas últimas 24 horas

Escrito por
Thiago Freire
December 8, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Defesa Civil de Maceió (AL) emitiu alerta nesta quinta-feira (7) devido ao agravamento da situação no bairro do Mutange, onde o afundamento acumulado do solo atingiu 1,99 metro. A velocidade do afundamento é de 0,25 centímetro por hora, com um deslocamento vertical de 6 cm nas últimas 24 horas. A área foi impactada pelas atividades de extração de sal-gema pela Braskem.

Especialistas do Ministério de Minas e Energia (MME), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Agência Nacional de Mineração (ANM) integram a sala de situação do governo federal, analisando dados sísmicos fornecidos pelas Defesas Civis e pela Braskem. O quadro de instabilidade geológica em Maceió está em processo de "acomodação", mas a Sala de Situação recomenda cautela máxima e monitoramento integral na região.

A população foi orientada pela Defesa Civil de Maceió a evitar a área desocupada, com recomendações pendentes até a implementação de medidas de controle e monitoramento. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca que a preservação da vida é a maior preocupação, e o governo federal discute ações para minimizar impactos sociais, políticos e técnicos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas