Matérias
Segurança

Ação da Marinha e da PF apreende 4,5 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) realizaram uma operação conjunta que resultou na apreensão de 4,5 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco

Escrito por
Thiago Freire
September 20, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) realizaram uma operação conjunta que resultou na apreensão de 4,5 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco. A droga estava a bordo da embarcação PALMARES 1, que tinha como destino a África. A ação ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife, aproximadamente 33 quilômetros da costa.

A bordo da embarcação, que foi abordada por um navio-patrulha da Marinha, estavam cinco tripulantes que foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. As penas pelos crimes podem chegar a 35 anos de reclusão, de acordo com a Polícia Federal.

A embarcação PALMARES 1 foi rebocada pelo navio-patrulha até o Porto do Recife. A operação conjunta envolvendo a Marinha e a PF teve início após o acionamento de um navio da Marinha e a equipe da Polícia Federal ter embarcado em Natal para interceptar a embarcação suspeita.

O comandante do Centro de Operações Marítimas da Marinha do Brasil, capitão de Mar e Guerra João Batista, destacou que o ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro, conhecido como Amazônia Azul, abrange uma vasta área de 5,7 milhões de km² e é porta de entrada e saída para o comércio nacional e internacional, movimentando a economia do país. No entanto, essa área também é alvo de diversas ameaças, incluindo o tráfico de entorpecentes.

A proteção das águas é realizada pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, criado pela Marinha, que reúne diversos órgãos federais, como a PF, o Ibama, a Receita Federal e a Petrobras, para combater ameaças como o tráfico internacional de drogas, a pesca ilegal e o contrabando.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas