Matérias
Amazonas

Abastecimento de gás de cozinha em Manaus está garantido, afirmam empresas

Fogás e Ream desmentem áudio que circulava nas redes sociais

Escrito por
Thiago Freire
October 6, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Após a divulgação de um áudio alarmante que circulou em grupos de mensagem afirmando que a cidade de Manaus sofreria com a falta de gás de cozinha nos próximos dias devido à estiagem, a empresa Fogás emitiu uma nota oficial em suas redes sociais para tranquilizar a população.

No comunicado, a Fogás afirmou que, com base nos estoques atuais e nos recebimentos planejados de gás, não prevê problemas de abastecimento em Manaus nos próximos 10 dias. A empresa também destacou que está atenta às informações e aguarda confirmações de entregas futuras da Refinaria da Amazônia (Ream).

Por sua vez, a Refinaria da Amazônia esclareceu que, na perspectiva atual, não há risco de desabastecimento de gás de cozinha em Manaus, mesmo diante das dificuldades impostas pela severa estiagem que afeta a navegação nos rios da região. A Ream assegurou que todas as medidas necessárias para garantir a produção e o abastecimento de GLP aos distribuidores de Manaus durante a estiagem foram adotadas.

Com essas informações, as empresas Fogás e Refinaria da Amazônia buscam dissipar preocupações e assegurar à população de Manaus que o abastecimento de gás de cozinha está garantido, mesmo diante das condições adversas causadas pela estiagem na região.

Alternativa

Além do uso de GLP, Manaus também conta o sistema de gás natural encanado, pela concessionária Cigás. De acordo com a companhia, a estiagem não apresenta problemas para a distribuição desta apresentação de gás em razão do produto passar por dutos subterrâneos, que não são afetados pelas questões climáticas. 

Dados consolidados da concessionária, até agosto deste ano, indicam que são 17.063 unidades consumidoras contratadas (UC´s) no total. Desse universo, a imensa maioria já é do segmento residencial, um total de 16.740, sendo que estes usuários são oriundos de conglomerados de moradias, os conjuntos e condomínios. 

Além disso, 67 fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos mais importantes parques fabris da América Latina, atendidas com gás encanado.

A extensão atual da rede de distribuição de gás natural (RDGN) é de 262 quilômetros, abrangendo os bairros Colônia Terra Nova, Lago Azul, Novo Israel, Santa Etelvina, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho, Alvorada, Dom Pedro, Compensa, Ponta Negra, São Jorge, Tarumã, Aleixo, Adrianópolis, Chapada, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro, São Geraldo, Centro, Distrito Industrial, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Presidente Vargas e Vila Buriti.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas