Matérias
Esporte

A nova força que vem do interior: o RPE Parintins

Estamos às vésperas das quartas de final do Campeonato Amazonense e a principal surpresa desta edição é com certeza o RPE Parintins

Escrito por
Larissa Balieiro
February 9, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Estamos às vésperas das quartas de final do Campeonato Amazonense e a principal surpresa desta edição é com certeza o RPE Parintins. A começo de conversa preciso destacar o quanto estão sendo fiéis ao objetivo: a conquista do calendário para 2025. Posso afirmar que caminharam de encontro a esse plano. Dos 15 pontos previstos em cinco jogos, o Tourão fez 11 pontos com três vitórias e dois empates na 1ª fase do Barezão. Invicto e líder do seu grupo.

Pra você que acompanha a minha coluna semanalmente, talvez já tenha lido sobre o RPE Parintins, mas talvez não saiba o quanto esse projeto se construiu e consolidou nos últimos dois anos. O time surgiu em 2022 na série B do Campeonato Amazonense e apesar de ter o nome do município de Parintins, que fica distante 369 quilômetros de Manaus, nunca nem sediou uma partida oficial do Tourão.

Leia Também

Aqui eu vou explicar agora o motivo disso para você que vai ler e não é do estado do Amazonas. Parintins é uma ilha, uma cidade amazonense que só é possível chegar de barco ou de avião. É cercada pelo rio Amazonas e é conhecida pelo Festival Folclórico. Tem estádio de futebol mas não tem um time oficial da cidade no campeonato estadual justamente por conta dessa logística. No Amazonas as estradas são pelos rios, como todos nós daqui citamos.

Foto: Chicão Marques

Bom, voltando a falar do Parintins. Aí o time foi chegando devagar e entendendo o cenário que estava e escolheu sediar seu projeto em Rio Preto da Eva, na região metropolitana de Manaus, que fica distante 90 quilômetros de Manaus e pela rodovia é possível chegar em até1h30. Desde a série B, o clube passou a marcar território e torcida na terra da laranja. Subiu em seu primeiro ano de disputa da segunda divisão e foivice-campeão. Perdeu de 3 a 1 para o Rio Negro. Disputou oito jogos com cinco vitórias, um empate e duas derrotas naquela campanha.  

Quando veio para 2023, ficou no 6ºlugar na classificação geral do Campeonato e chegou às quartas sem vantagem. Empatou em dois jogos com o Princesa do Solimões que acabou passando adiante por ter a vantagem do empate. Quando chegou agora em 2024, o time repaginou o elenco e renovou com apenas três atletas da temporada passada. Recomeçaram novamente, mas agora além de planejamento no papel, trouxeram uma mentalidade mais segura e firme de que poderiam ir além, e até agora tem ido.

Hoje eu vejo um RPE Parintins pronto para entrar na história do futebol amazonense. O trabalho é visível e o conhecimento é notório. O Tourão tem tudo para ir muito longe e cá entre nós, merece esse calendário. Afinal, a longo prazo, o futebol amazonense a nível nacional merece cair nas mãos de quem trabalha sério e tem condições de arcar com essa seriedade e credibilidade.

Pelas quartas e em jogo único, o RPE Parintins encara o Princesa do Solimões mais uma vez. Desta vez a vantagem é do Tourão que com um empate, avança para uma inédita semifinal.

 

Vamos aguardar!

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas