Matérias
Amazônia

A História da Amazônia e seu Desenvolvimento

Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis

Escrito por
Redação
January 1, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494.

Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses os que mais se interessaram por essa região, desde as primeiras expedições a partir de 1540. A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganharam uma forte conotação comercial durante as expedições portuguesas.

Mapa da divisão delimitada pelo Tratado de Tordesilhas — Fonte: Internet

A partir do século 18, a agricultura e a pecuária passaram a ter papel fundamental na região. Em 1750, com o Tratado de Madri, Portugal passa a ter direito sobre as terras ocupadas na região Norte do país. É o início do estabelecimento da fronteira brasileira na região amazônica, que culmina finalmente no século 20 com a anexação do Estado do Acre.

Durante a Revolução Industrial, a Inglaterra encontrou na floresta brasileira uma importante matéria-prima: a borracha, também chamada na época de “ouro negro”. A exportação da borracha gera riquezas nunca antes vistas na região, o que permite construir as primeiras grandes obras. Estradas de ferro, como a Madeira-Mamoré, também são erguidas. Já em 1900, o produto começa a ser fortemente explorado na Ásia, interrompendo a primazia brasileira nesse mercado.

Somente a partir de 1960, com os planos de integração nacional, descoberta de minérios e grandes projetos de desenvolvimento, a região voltou a crescer e receber novos migrantes de todo o Brasil, principalmente do Sul do país. Esse período, contudo, marca uma mudança drástica na paisagem da Amazônia: a devastação da floresta – provocada principalmente pela abertura de estradas para o estabelecimento de pastos e exploração de madeira predatória.

Devastação da Floresta Amazônia nos anos 1960 — Fonte: Kenji Honda / O Movimento / APESP

Atualmente, o desafio dos povos que habitam a Amazônia é integrar desenvolvimento econômico com proteção de seus recursos naturais. Para isso, muitas iniciativas estão sendo desenvolvidas, entre as quais a criação de áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Terras Quilombolas) e o combate ao desmatamento.

Fonte (Capa): Internet / FEA / USP
No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas