Matérias
Esporte

A expectativa pelo ano do futebol amazonense

Boa parte dos clubes estão em pré-temporada e os anúncios estão a todo vapor.

Escrito por
Larissa Balieiro
January 3, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

Opa, nós voltamos! Após alguns dias sem falar de futebol, aqui estou de volta na minha coluna semanal. Praticamente hoje é o primeiro dia útil de 2024 e adianto a vocês que o futebol amazonense não teve folga. Boa parte dos clubes estão em pré-temporada e os anúncios estão a todo vapor.

Foto: João Normando/ Agência Esportiva LB


No papel, temos um cenário de como estão os clubes. Existe a expectativa gigante por parte de alguns com relação determinados times. Querem um exemplo? O Amazonas FC, atual campeão amazonense. Somente na véspera do ano novo botou para anunciar os reforços. Isso após uma lista longa de 16 renovações. O time carrega uma pressão por expectativas altíssimas com relação a sua temporada.

Eu troquei uma ideia com o presidente do Amazonas, Weslley Couto que admitiu que a ideia de planejamento é montar dois elencos mesmo. Um para o estadual e outro para disputar competições como Copa Verde e Copa do Brasil. A série B, por enquanto, trata com cautela o mercado. Ele tem ciência dos comentários da galera com relação aos nomes anunciados, até agora o mais “rodado” ou conhecido é William Barbio, ex-Vasco. A pré-temporada do Amazonas inicia nesta terça-feira (2) em Recife. O elenco só chega a Manaus na semana de estreia no Barezão, ou seja, lá pelos dias 19 ou 20 de janeiro.

Aderbal Lana comandará o Manaus em 2024. Foto: João Normando/ Agência Esportiva LB

Outra ideia é quanto ao Manaus. Após o rebaixamento existe expectativa, ainda que baixas, de que o clube vai mostrar que aprendeu com o ano tão catastrófico que teve. Um marco nos 10 anos do clube e uma queda vagarosa até a série D. E como tem Aderbal Lana por lá, se espera muito do Gavião. O Manauara também chega com uma expectativa por parte da torcida. Todos querem assistir como se portará o Robô após ser vice-campeão amazonense. Se sem calendário já causou imagina agora tendo a chance de mostrarem nível nacional seu potencial. Estou bem curiosa sobre o que pode mostrar.

Vocês notaram que eu falei especificamente de três clubes e todos novos né? Pois é. A expectativa do futebol amazonense passa por esses novatos. Infelizmente os mais tradicionais e antigos passam por questões que nos fazem não esperar tanto. Rio Negro até agora não apresentou ninguém do elenco e vive uma confusão na justiça quanto a gestão. Aí tem o São Raimundo que praticamente entrou para jogar “nas bombas” após mais confusão com atual gestão. Nacional aparece como um coadjuvante dalista. Tem Marcelo Villar no comando técnico e um elenco bem desconhecido, não manteve base.

Por fora tem as equipes que estão montando seu plantel devagar como o Operário, Princesa, Parintins, Alvorada. Areal é que a expectativa do futebol amazonense passa pelas equipes listadas no começo da coluna. Resta saber se: do papel vão levar pro campo e fazer jus a tudo o que se espera.

 

Vamos lá! Chegou 2024, galera!!!


No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas