Matérias
Segurança

8 de Janeiro: STF forma maioria para condenar mais cinco réus

Até o momento, seis dos dez ministros do STF votaram pela condenação do grupo envolvido nos atos de 8 de janeiro, com penas sugeridas variando entre 11 e 17 anos de prisão

Escrito por
Thiago Freire
November 8, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Leia Também

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos nesta terça-feira (7) pela condenação de mais cinco réus envolvidos nos atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro. Até o momento, seis dos dez ministros do STF votaram a favor da condenação do grupo.

As penas sugeridas para os réus variam entre 11 e 17 anos de prisão. A definição das penas de cada acusado será decidida ao final do julgamento virtual, que está previsto para terminar às 23h59.

Os réus em questão são Fabricio de Moura Gomes, Moises dos Anjos, Jorginho Cardoso de Azevedo, Rosana Maciel Gomes e Osmar Hilbrand. Todos eles foram presos pela Polícia Militar dentro do Palácio do Planalto.

As penas que estão sendo consideradas envolvem crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. Além das penas de prisão, os acusados também deverão pagar R$ 30 milhões solidariamente com todos os investigados pelos atos de depredação do patrimônio público, que incluem a sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto.

Até o momento, o STF já condenou um total de 20 réus pela depredação desses prédios governamentais durante os atos de 8 de janeiro. A formação dessa maioria para condenar mais réus representa um passo significativo na responsabilização daqueles que participaram desses atos considerados como atentados contra a democracia no Brasil.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas